giovedì 10 febbraio 2011

VENICE IMAGES

DON'T LOOK NOW! Opening scene

DESCANSO ETERNO EM VENEZA


Decreto sobre funerais será aprovado na próxima semana



O descanso eterno já poderá ser feito em Veneza

Muitos querem ter a cidade dos canais como última morada (Foto Paolo Cocco/Reuters)



Ter Veneza como última morada após a morte será o desejo de muitos apaixonados pela cidade das gôndolas e dos canais. Até agora era proibido, mas vai passar a ser possível.
Na próxima semana deverá ser aprovado em Veneza um decreto que prevê a possibilidade de italianos e estrangeiros serem sepultados na cidade, em cemitérios municipais ou no mar, a cerca de 700 metros da costa. Não era a primeira vez que eram encontradas cinzas e urnas funerárias nos canais e as autoridades resolveram legislar sobre a questão e permitir que Veneza seja a última morada de quem o desejar.

A decisão foi noticiada pelo diário espanhol “El País”, que recorda a história de um gondoleiro que, em Junho de 2004, encontrou no Grande Canal um jarrão a flutuar. Quando o recolheu, percebeu que se tratava de uma urna funerária com o nome de uma mulher francesa de 55 anos, a data do seu nascimento e da sua morte.

“Não era a primeira vez que acontecia algo semelhante”, disse ao diário espanhol Gianfranco Bettin, vereador local para o Meio Ambiente. “Muita gente sonha descansar para sempre em Veneza. É poético, mas até agora era ilegal”.

Em Itália é proibido espalhar cinzas na natureza, mas a mãe daquela mulher francesa arriscou e veio de comboio de Paris para cumprir o último desejo da filha. O seu caso acabou por não investigado, e a partir de agora o seu acto passará a ser legal e a ter todos os rituais de um funeral.

De acordo com o decreto que deverá ser aprovado, as cinzas poderão ser lançadas nos jardins de três cemitérios municipais e também haverá um serviço funerário de barco destinado “a quem quiser descansar no mar em frente ao Lido, a uma distância de 700 metros da costa”, explicou Bettin ao “El País”,

Estes serviços fúnebres destinam-se aos venezianos, mas também a quem viva noutras cidades de Itália ou no estrangeiro. “Muitas pessoas querem que os momentos mais importantes da sua vida estejam ligados a esta beleza. Celebramos aqui muitos casamentos de estrangeiros”, lembrou Bettin. O realizador Woody Allen casou ali com Soon Yi, não é difícil passear pela praça de São Marcos e deparar com um casal de noivos. E depois há também quem queira ficar em Veneza para sempre. “Recebemos centenas de petições de pessoas que querem ficar sepultadas aqui”.

A cerimónia custará cerca de 250 euros para quem for de Veneza, entre 400 e 500 euros para os estrangeiros que queiram uma despedida entre os canais.

09.02.2011 - 21:34 Por Isabel Gorjão Santos